quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Tempo de Antena do PCP de 24 de Dezembro de 2014

Dados da execução orçamental confirmam política de empobrecimento e declínio nacional


1. O INE e a Direcção Geral do Orçamento (DGO) divulgaram hoje informação relevante para o acompanhamento da execução orçamental em 2014 e que confirmam que, apesar do enorme aumento de impostos a que os trabalhadores, reformados e pensionistas permanecem sujeitos, apesar da quase paralisação do Investimento Público a que o país tem vindo a ser submetido nos últimos anos, apesar da criminosa continuação das privatizações, a verdade é que não só os níveis do défice orçamental permanecem longe das metas propostas pelo Governo, como continuam a ser impostos inaceitáveis sacrifícios ao povo português e a ser comprometido o futuro do país, para continuar a servir uma dívida que é insustentável, para apoiar a banca privada e a especulação financeira, para favorecer o grande capital cujos impostos continuam a diminuir.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Assembleia de Organização de S. Simão


No passado dia 6 de Dezembro deu-se a Assembleia de Organização de S. Simão. Das conclusões surge o documento em baixo onde se pode ver o balanço de trabalho da Comissão de Freguesia de S. Simão do PCP, o balanço do trabalho autárquico, o trabalho junto das mulheres, as iniciativas, as intervenções na Assembleia de Freguesia e outros.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Comunicado do Comité Central do PCP, 14 de Dezembro de 2014


O Comité Central do PCP, reunido a 14 de Dezembro de 2014, analisou a situação nacional e aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da luta de massas e da intervenção com vista à ruptura com a política de direita e à construção de uma alternativa patriótica e de esquerda. O Comité Central apontou elementos para a preparação das eleições legislativas de 2015 e para a continuação do reforço e afirmação do Partido.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sobre a notícia do «Público» a propósito do BES/Novo Banco e a Festa do «Avante!»


A notícia hoje divulgada pelo jornal «Público» sobre alegados donativos do BES/Novo Banco à Festa do «Avante!» constitui uma peça para tentar atribuir ao PCP práticas e procedimentos que em absoluto rejeita. Face às insinuações subjacentes ao artigo o PCP esclarece que:

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Fotos | Deputada do PCP Paula Santos em Pinhal de Negreiros e Vendas de Azeitão


Como aqui foi dito, a deputada do PCP, Paula Santos este no passado dia 18 de Pinhal de Negreiros e Vendas de Azeitão onde ouviu a população sobre a situação de possível perda das suas habitações. 

Comunicado do Comité Central do PCP de 19 de Outubro de 2014


O Comité Central do PCP, reunido a 19 de Outubro de 2014, analisou a situação económica, social e política do País, aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da ação tendo como objectivo a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, a intensificação da luta de massas e o reforço do Partido e definiu as orientações e tarefas para a sua dinamização.

sábado, 11 de outubro de 2014

PSD e CDS-PP impedem debate na Comissão Parlamentar sobre a situação das 41 famílias na CHCE em Brejos de Azeitão


O grupo parlamentar do PCP apresentou na Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e do Poder Local, um pedido de audição do Presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza sobre a situação dos moradores em habitações da Cooperativa de Habitação e Construção Económica, Bairro dos Trabalhadores, em Brejos de Azeitão, Concelho de Setúbal.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Convite | Comissão de Utentes da Saúde de Azeitão - Debate em Defesa do SNS


A Comissão de Utentes de Saúde de Azeitão reuniu dia 4 de Outubro para refletir e debater alguns problemas que afetam as populações de Azeitão dado os ataques de que tem sido alvo o SNS por parte do governo PSD/CDS.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PCP requer presença do Presidente do IHRU com urgência na Comissão Parlamentar


O Grupo Parlamentar do PCP pede, com carácter de urgência, a presença do Presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. A requisição tem como objectivo prestar esclarecimentos sobre a situação dos moradores em habitações da Cooperativa de Habitação e Construção Económica, Bairro dos Trabalhadores em Pinhal de Negreiros, Brejos de Azeitão, Setúbal. Tal como esclarecer sobre as medidas a tomar para garantir o direito à habitação dos moradores.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Nacional da Água


Neste Dia Nacional da Água de 2014, o PCP reafirma o princípio de que a água é um direito e, como tal, não pode ser privada. Só é possível assegurar a todos o acesso à fruição da água, com a responsabilização do Estado por garantir as funções sociais, ecológicas e económicas da água, com o reforço do papel das autarquias locais na sua gestão, condições para uma gestão democrática e participada dos recursos hídricos.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Comunicado da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP


Reunida a 20 de Setembro de 2014 a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP analisou a situação política e social, o desenvolvimento da luta e o conjunto das tarefas colocadas à organização partidária.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Comunicado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP


A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, reunida no dia 2 de Setembro, analisou aspectos relacionados com a situação política e social e definiu linhas de trabalho do Partido num quadro que impõe o desenvolvimento da luta pela concretização de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sobre a nomeação de Carlos Moedas


Face a pedidos de órgãos de comunicação social de um comentário à atribuição da pasta da Ciência, investigação e inovação da Comissão Europeia a Carlos Moedas, os deputados do PCP no Parlamento Europeu:

sábado, 30 de agosto de 2014

Sobre a intervenção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu em defesa dos interesses nacionais


As recentes declarações do presidente do Banco Central Europeu confirmam a profundidade e a persistência da crise na União Europeia, deitando por terra os discursos de há meses atrás, que afirmavam que o pior já teria passado, que o Euro e a União Económica e Monetária estavam numa situação sólida e que a recuperação já se tinha iniciado.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sobre a Execução Orçamental nos primeiros sete meses de 2014


1. Os dados da execução orçamental referentes aos sete primeiros meses de 2014 agora divulgados, traduzindo um agravamento do défice orçamental, não são dissociáveis do claro abrandamento económico registado nos últimos meses.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

As mistificações em torno da sustentabilidade financeira da segurança social


Como o PCP tem reiterado, um sistema público, universal e solidário é inseparável da garantia da proteção social de todos os portugueses, tendo por base critérios de justiça e de solidariedade na atribuição das prestações sociais devidas aos trabalhadores e ao conjunto da população, e do dever de assegurar das suas fontes de financiamento.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sobre os cortes anunciados para o Ensino Superior


Perante a informação prestada pelo Ministério da Educação e Ciência aos Reitores das Universidades portuguesas e aos Presidentes dos Politécnicos, de que no próximo Orçamento do Estado os cortes nas verbas atribuídas ao Ensino Superior atingirão 14 milhões de euros, o PCP considera:

domingo, 10 de agosto de 2014

Inauguração | Exposição sobre a Festa do Avante! - 4ª feira, 13 de Agosto



Vamos inaugurar uma exposição dos 38 anos da Festa do Avante! no edifício Arrábida, dia 13 de Agosto às 18h. Haverá uma intervenção sobre a Festa do Avante! feita pelo camarada José Pereira, membro do Comité Central do PCP e responsável regional de Setúbal pela Festa.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Hiroshima e Nagasaki 69 anos depois. Da Palestina à Ucrânia - a actualidade da luta pela paz


Criando e promovendo a generalização de focos de tensão e de desestabilização em praticamente todas as regiões do mundo, os EUA com os seus aliados da NATO e da União Europeia fomentam a agressão e lançam a guerra contra todos aqueles que, defendendo a sua soberania e independência nacional, resistem às pretensões de imposição do seu domínio mundial.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Contra o Encerramento da Delegação de Brejos de Azeitão


A população da União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão), particularmente os moradores em Brejos de Azeitão, tomaram conhecimento do encerramento da Delegação da União de Freguesias da Rua Nova da Jardia por um simples aviso colado na porta das referidas instalações.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prejuízos do BES: expressão de uma gestão danosa e da cumplicidade de governos e supervisores


Os prejuízos do primeiro semestre - 3577 milhões de euros - hoje revelados pela nova administração do BES, da confiança da Ministra das Finanças, Banco de Portugal e os ainda acionistas Família Espírito Santo, evidenciam a ligeireza e pouca transparência com que Governo e autoridades de supervisão têm abordado a situação. Aliás, ontem foi tornado público pela imprensa que o Banco de Portugal terá, em data recente, feito uma injeção de liquidez no BES, coisa que estranhamente o seu Governador ocultou dos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República (COFAP) na audição de Julho. A cada dia que passa alarga-se o abismo do desastre financeiro do BES/GES e os riscos, ou as certezas, dos seus possíveis e graves impactos na economia portuguesa!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Acção do PCP “Pelos direitos sociais e laborais, contra a degradação e encerramento de serviços públicos. Uma política patriótica e de esquerda"


O PCP iniciou, por todo o país, uma campanha de esclarecimento para denunciar o mais recente ataque aos direitos sociais e laborais e a degradação e encerramento de serviços públicos, afirmando a necessidade de derrotar o governo e a política de direita e, ampliando a luta, construir uma política patriótica e de esquerda que afirme os valores de Abril no futuro de Portugal.

Tempo de Antena do PCP de 29 de Julho de 2014

terça-feira, 29 de julho de 2014

PCP reafirma solidariedade com o PCU perante o aprofundamento da campanha anti-democrática na Ucrânia


As notícias que chegam da Ucrânia confirmam o acerto da avaliação do PCP sobre os acontecimentos que conduziram ao golpe de Estado de 21-22 de Fevereiro e evidenciam um quadro de constante e crescente repressão e violação das liberdades e direitos civis fundamentais, resultante desse golpe, fomentado e patrocinado pelos EUA, UE e NATO, com a participação determinante de forças ucranianas de assumido cariz fascista e neonazi.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

PCP condena agressão israelita contra o povo palestiniano


1 - O PCP condena veementemente a criminosa ofensiva militar contra a faixa de Gaza e a sua população. Uma ofensiva de bombardeamentos sucessivos e indiscriminados que se salda em, desde a madrugada do dia 8 de Julho, cerca de 30 mortos, entre os quais 8 crianças, 150 feridos e centenas de desalojados.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Acordo ANMP/Governo: Um novo ataque à autonomia do Poder Local


O acordo hoje divulgado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo sobre o Fundo de Apoio Municipal (FAM) constitui um ato de capitulação política. Subscrito à revelia e em confronto com as conclusões aprovadas no último Congresso da ANMP, este acordo, ao qual os eleitos da CDU nos órgãos da Associação se opuseram, constitui um novo e profundo golpe na já débil capacidade financeira dos municípios e na autonomia do Poder Local. Este acordo encerra um processo articulado e encenado entre círculos da direção da ANMP e membros do Governo para, a pretexto de acertos marginais à proposta governamental - e umas quantas generalidades sobre a lei dos compromissos e a política de pessoal -, assegurar os objectivos essenciais pré-definidos pelo governo.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Manifestação Nacional de 10 de Julho | CGTP-IN


GRANDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL  (convocada pela CGTP-IN) 
DIA 10 DE JULHO, 14H30 EM LISBOA.

Encontro Concelhio em Defesa do Serviço Nacional de Saúde I 12 de Julho

Venha Participar!

ENCONTRO CONCELHIO EM DEFESA DO SNS



A prestação de cuidados de saúde a nível do concelho de Setúbal tem vindo a degradar-se com consequências nefastas no atendimento e na resposta às necessidades dos utentes. Em relação aos Cuidados Primários de Saúde, além dos cerca de 30.000 utentes sem Médico de Família, Enfermeiros e Pessoal Auxiliar, há ameaças de que este número possa vir a aumentar, tendo-se também verificado o encerramento de uma extensão do Centro de Saúde do Bonfim há bem pouco tempo. As perspectivas são preocupantes, pois desenham-se hipóteses de novos encerramentos de extensões de Centros de Saúde lesivas dos interesses das populações.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Comunicado do Comité Central do PCP de 29 e 30 de Junho de 2014


O Comité Central do PCP, reunido a 29 e 30 de Junho de 2014, analisou a situação económica, social e política do País, as consequências profundamente nocivas da política de direita e da ação do Governo, em confronto com a Constituição da República; avaliou o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo; apreciou aspectos da situação internacional e na União Europeia; e definiu orientações quanto à iniciativa política, à luta pela concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda e ao reforço do Partido.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sobre a reunião do Comité Central do PCP


O Comité Central analisou a situação económica, social e política do País, apreciou aspectos da situação internacional e na União Europeia e definiu orientações quanto à iniciativa política, à luta pela alternativa patriótica e de esquerda e ao reforço do Partido.

sábado, 28 de junho de 2014

Nova recapitalização da banca à custa dos trabalhadores, dos reformados e das micro, pequenas e médias empresas


Recentemente, o PSD e o CDS, com a cumplicidade do PS, aprovaram uma reforma do IRC que permite que os prejuízos fiscais apurados em determinado período de tributação possam ser deduzidos aos lucros nos 12 anos seguintes. Esta alteração veio abrir as portas aos grandes grupos económicos e financeiros para um planeamento fiscal agressivo, reduzindo de forma significativa os impostos a pagar. Na situação limite, as grandes empresas poderão mesmo “descontar” a totalidade dos resultados, não pagando impostos.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A situação no Grupo Espírito Santo e a necessidade acrescida do urgente controle público da Banca


O conjunto de situações que têm envolvido a Banca privada em Portugal, particularmente a partir de 2007, que levou à intervenção do Estado no BPN e no BPP, exigem da parte do Governo e do Banco de Portugal uma intervenção decidida que salvaguarde o interesse público e nacional, no sentido de impedir que o processo de desagregação do Grupo Espírito Santo (GES), principal acionista do Banco Espírito Santo (BES), um dos maiores bancos privados em Portugal, não venha a ter consequências ainda mais desastrosas nos planos económico e social, para o País.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Acção nacional do PCP «Defender o Serviço Nacional de Saúde, garantir o acesso aos cuidados de saúde»


O PCP iniciou, esta semana, a campanha «Defender o Serviço Nacional de Saúde, garantir o acesso aos cuidados de saúde». Decorrerão ações, por todo o País, numa campanha de esclarecimento e mobilização junto das populações.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Manifestação 21 de Junho | Governo Rua!


A CGTP-IN marcou uma Manifestação para dia 21 de junho em Lisboa.

Vamos lutar por trabalho com direitos, por aumentos salariais, contra a política de direita, pela demissão do governo e a convocação de eleições antecipadas.

terça-feira, 10 de junho de 2014

O respeito pelos outros


A Junta da União de Freguesias de Azeitão, cujo executivo é liderado pelo Movimento Azeitão no Coração, colocou esta placa pensando que outros procedem como procedeu o executivo da Junta do referido Movimento que, sem qualquer respeito pelo trabalho voluntário de outros, repintou os murais que se encontravam em vários locais das freguesias de Azeitão. Num deles, apenas passou cal ou tinta branca sem qualquer outro embelezamento digno de nota.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sessão Pública "Diálogo e acção para a Alternativa Patriótica e de Esquerda"


Comunicado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP


A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, reunida no dia 4 de Junho, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, avaliou aspectos relacionados com a situação social no concelho e definiu linhas de trabalho do Partido num quadro que impõe o desenvolvimento da luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estamos perante um governo que reiteradamente viola a Constituição da República


O PCP chama atenção para a dimensão e gravidade da evolução e degradação da situação política e institucional para a qual o governo e os partidos da maioria estão a arrastar o País, numa escalada sem precedentes contra a Constituição da República Portuguesa.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Manifestação contra a privatização da EGF


Autocarro às 8h30 na Av. Luísa Todi (em frente ao hotel Esperança)


A CDU cresce e avança, com confiança!


A DORS do PCP, reunida a 31 de Maio, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, os aspectos mais relevantes da situação política e social da Região e discutiu as principais linhas de trabalho do Partido, nomeadamente quanto à iniciativa política e à luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sobre a reunião do Comité Central do PCP


O Comité Central do PCP analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, os aspectos mais relevantes da situação económica e social do País e fixou as principais linhas de trabalho do Partido, nomeadamente quanto à iniciativa política e à luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Moção de Censura ao Governo | Travar a política de exploração e empobrecimento, Construir uma política patriótica e de esquerda


O caminho para o abismo económico e social trilhado pelo atual Governo e o desprezo pelos interesses do povo e do País há muito evidenciam um Governo e uma maioria isolados política e socialmente pela luta dos trabalhadores e do povo e irremediavelmente derrotados. À falta de legitimidade política de um Governo que pratica uma política fora da lei e em confronto com a Constituição da República Portuguesa, soma-se agora a ilegitimidade democrática que resulta da devastação da sua base eleitoral. Perante o rumo de desastre económico e social para o qual o País está a ser arrastado não há nenhuma outra saída digna e democrática que não seja a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas.

Grande vitória da CDU, continuação da luta, Governo RUA!


Depois da vitória da CDU:
- o melhor resultado para o Parlamento Europeu nos últimos 25 anos;
- mais de 400 mil votos;
- mais de 12%;
- 3 deputados.