quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Contra o Encerramento da Delegação de Brejos de Azeitão


A população da União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão), particularmente os moradores em Brejos de Azeitão, tomaram conhecimento do encerramento da Delegação da União de Freguesias da Rua Nova da Jardia por um simples aviso colado na porta das referidas instalações.

O encerramento da Delegação de Brejos, da exclusiva responsabilidade do atual Executivo da União de Freguesias de Azeitão e da associação política que a sustenta - Azeitão no Coração -, foi feita sem qualquer discussão e sem que a Assembleia de Freguesia fosse, pelo menos, antecipadamente informada. Foi fechada “à socapa”, de modo a passar o mais despercebidamente possível.

O encerramento da Delegação dos Brejos prejudica gravemente a população moradora nesta localidade. Numa região sem uma rede de transportes públicos que garanta a mobilidade das pessoas, este encerramento retirará aos moradores de Brejos o único serviço público de proximidade que tinham há largas dezenas de anos.

Esta Delegação agora encerrada foi construída pela Junta de Freguesia de S. Simão na década de 1980, em estreita colaboração com a Comissão de Moradores então existente. Manteve-se desde então em funcionamento e ao serviço das populações e teve um papel fundamental no apoio aos eleitos e moradores de Brejos de S. Simão no levantamento, reivindicação e posterior intervenção na rede de água, eletricidade, saneamento, asfaltamento de ruas e toponímia. Foi nesta Delegação que funcionou um Centro de Dia para a 3ª Idade, uma escola de alfabetização de adultos e foi prestado apoio aos carenciados da Freguesia. Foram feitas nesta Delegação  assembleias de freguesia descentralizadas de modo a aproximar o trabalho autárquico das diferentes localidades da Freguesia.

O atual Executivo da União de Freguesias cola-se à política deste governo que tem encerrado  serviços  públicos de proximidade nos locais mais isolados ,não tem em conta as necessidades das populações, não respeita os seus interesses.

O PCP e a CDU alertaram, em diversos momentos, para as consequências negativas resultantes da extinção das Juntas de freguesia de S. Lourenço e S. Simão, nomeadamente devido à elevada dimensão populacional e territorial. A força política Azeitão no Coração não só aceitou como defendeu a extinção das freguesias, é confrontada hoje com as consequências desta decisão: o encerramento da Delegação de Brejos, a falta de limpeza em todas as zonas da Freguesia que não sejam lugares centrais e mais visíveis.

O PCP tudo fará em defesa da reabertura Delegação de Brejos, porque faz falta à população desta localidade que merece e tem direito a que a mesma seja aberta.

1 comentário:

  1. Para este executivo o que conta é a fachada... mexem onde é mais visível! Quanto á discussão e apreciação em assembleia de freguesia, não necessitam, como têm maioria é o quero posso e mando! Discutir o quê? A Senhora Presidente decide e os serviçais acompanham....sem discussão!

    ResponderEliminar