quarta-feira, 10 de julho de 2013

PCP visitou Centro de Saúde de Azeitão


Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP promoveu uma visita no dia 8 de Julho ao Centro de Saúde. Na visita participaram a deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho, o cabeça de lista da CDU à União das Freguesias de Azeitão, Diamantino Estanislau, o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal, Rogério da Palma Rodrigues, Catarina Pereira da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP e Miguel Gonçalves, da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.

A delegação do PCP foi recebida pelo gestor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Lourenço Braga, tal como pelos responsáveis médicos, enfermeiros e administrativos do Centro de Saúde. O PCP foi com o objetivo de perceber sobre as condições das instalações, a carência de médicos de família restante pessoal, e os problemas da fusão dos Agrupamentos dos Centro de Saúde (ACES).

Durante a conversa e visita às instalações confirmaram-se as preocupações que o PCP tem demonstrado no que ao Centro de Saúde de Azeitão diz respeito. As instalações estão longe de ser as melhores quer para a prática da medicina, quer para conforto e acolhimento dos utentes. O PCP lembra que as instalações são as mesmas desde 1972.

O atual Centro de Saúde conta com 5 médicos, quando o essencial para garantir o melhor atendimento e cuidados de saúde seriam precisos 10, o dobro. Atualmente, na região de Azeitão, existem cerca de 9000 utentes com médico de família e uns alarmantes 6919 utentes sem médico de família atribuído. Número esse que pode ser maior, dada a probabilidade de haver utentes que não constam nas listagens.
Os dados e informações recolhidos nesta visita são preocupantes e confirmam aquilo que o PCP tem vindo a denunciar desde sempre. Estamos perante duas das freguesias que têm tido um enorme crescimento populacional sem que sejam garantidas as condições técnicas humanas e de infraestruturas necessárias à prestação e cuidados de saúde às populações.

O PCP irá continuar a lutar para que Azeitão tenha um Centro de Saúde capaz de atender às necessidades das populações e exigir que a extensão existente seja dotada do número de profissionais necessários à prestação dos cuidados de saúde aos utentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário