sexta-feira, 12 de julho de 2013

Comunicado da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP reunida a 11 de Julho 2013



A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP reuniu a 11 de Julho de 2013, analisou a situação social e política e o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações, discutiu a preparação das eleições autárquicas e da 37ª Festa do Avante!.

Face à actual situação, intensificar a luta pela demissão imediata do governo, dissolução da Assembleia da República e convocação de eleições legislativas antecipadas.

 As demissões no Governo e a declaração do Presidente da República representam o definhamento de um governo e de uma maioria que perderam legitimidade, sem conserto e já derrotados, que precisam do abanão final para serem definitivamente parte de um passado que tanto sofrimento causou a milhões de portugueses.

As manobras do PSD e do CDS para se perpetuarem no poder, com o escandaloso apoio do Presidente da República, constituem um espectáculo degradante de obsessão pelo poder, de oportunismo e profundo desrespeito pelo país e pelos portugueses.

 Apesar do governo não assumir e os agentes da ideologia dominante se desdobrarem em esforços para tentar justificar o contrário, foi a luta diária dos trabalhadores e do povo, nas empresas e na rua, que minou a credibilidade política do governo e o isolou socialmente. Foi essa luta maior que a Greve Geral de 27 de Junho constituiu que abalou irremediavelmente o governo e a sua política.

 Foi a luta que conduziu à desagregação do governo e que levou à demissão das suas principais figuras.
 Será essa luta que derrotará e enterrará definitivamente um governo obcecadamente agarrado ao poder e que, queira o Presidente da República ou não, obrigará à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições.

 O Presidente da República assume, nas actuais circunstâncias, a inteira responsabilidade de todas as consequências que resultem do prolongamento deste caminho para o abismo económico e social.
 Está nas mãos dos trabalhadores e do povo romper com o rumo de desastre nacional e forçar a convocação de eleições antecipadas. Neste sentido o PCP afirma que está inteiramente disponível para assumir todas as responsabilidades que os trabalhadores e o povo português lhe queiram atribuir.


 Por um Governo e uma Política Patrióticos e de Esquerda

 É fundamental que com a derrota deste governo, se derrote também a política de direita e se abra caminho a uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

 A urgência de uma ruptura com esta política, e com o pacto de agressão, de uma mudança na vida nacional que abra caminho à construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, constitui um imperativo nacional, uma condição para assegurar um Portugal com futuro, de justiça social e progresso, um país soberano e independente.

 Uma política patriótica e de esquerda que assegure o interesse nacional através da  imediata renegociação da dívida em todos os seus termos – montantes, juros e prazos - pondo fim à imposição de juros agiotas e pagamentos ilegítimos.

 Uma política que aposte decisivamente na produção nacional, que defenda e desenvolva o aparelho produtivo, aproveitando os recursos do país, dinamizando a nossa economia, reduzindo os custos dos factores de produção, apoiando as micro, pequenas e médias empresas e que tenha como objectivo o pleno emprego.

 Uma política que melhore as condições de vida dos portugueses, aumentando  salários, pensões e repondo os direitos roubados, contribuindo para a dinamização da nossa economia e para a saída da crise.

Uma política que garanta o direito à educação, à saúde, à segurança social, à justiça, salvaguardando o carácter público dos seus serviços e eliminando as restrições de acesso por razões económicas e que contribua para combater as desigualdades.

 Uma política que defenda a soberania nacional, designadamente face à União Europeia, e os interesses do País.


CDU – Trabalho, Honestidade e Competência

A DORS do PCP avaliou  o trabalho preparatório das eleições autárquicas de 29 de Setembro, destacou a jornada nacional de afirmação da CDU e do seu projecto distintivo que se realiza no próximo fim de semana. Uma jornada que procura tornar clara a estreita ligação entre o Pacto de Agressão e o ataque ao Poder Local Democrático.

A DORS salienta e valoriza o processo de construção das listas autárquicas, momento privilegiado para o exercício do amplo método profundamente democrático que caracteriza o PCP e a CDU e considera que os homens, mulheres e jovens agora indicados como candidatos estão em condições de fazer jus à consigna que é reconhecida à CDU de trabalho, honestidade e competência.

 A batalha eleitoral autárquica constituirá um momento e uma oportunidade para uma clara condenação da política de direita, e um momento para dar mais força à CDU, única força coerente que lutou e luta contra a destruição de direitos, o roubo de salários, reformas e pensões, contra a política de direita que tem conduzido o país ao abismo. A força que tem provas dadas na gestão das autarquias da região, com um projecto de desenvolvimento e progresso ímpar, que tem na afirmação do serviço público, na participação popular e nos direitos dos trabalhadores eixos centrais.

Votar na CDU é um voto de confiança para contribuir de forma consequente para a aceleração da derrota deste Governo e da política de direita, reforçando a força portadora da política alternativa, defendendo o Poder Local e os direitos, interesses e aspirações da população. 

 
Festa do Avante! - A festa de Abril

 Marcada para os próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro, há muito que se iniciou o trabalho de preparação da edição de 2013 da Festa do Avante!.

 Festa da cultura, da juventude e do Portugal de Abril, serão três dias de música, teatro, debates, gastronomia regional e internacional, de evocação do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, mas também um espaço privilegiado de denúncia e combate à política de direita, um espaço de exigência de um novo governo e de uma nova política, ao serviço dos trabalhadores e do país.

Iniciaram-se nos dias 29 e 30 de Junho as jornadas de trabalho da construção da Festa. Até Setembro, serão milhares de militantes e amigos do Partido que lá darão o seu contributo.

 A compra antecipada da EP – Entrada Permanente – assume tanta importância como a participação nas jornadas. Começam também a preencher-se os turnos para as várias tarefas durante os três dias da Festa, onde o contributo militante de milhares de comunistas assegura o funcionamento desta Festa ímpar no panorama político e cultural do nosso país.

 A DORS do PCP convida toda a população da região a participar nesta grande Festa do povo.

Setúbal, 11 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário