quarta-feira, 30 de abril de 2014

Solidariedade com os Trabalhadores da TST


A TST recebe anualmente milhões de euros de indeminizações compensatórias, e apoios à exploração, apesar disso todos os anos argumentando com dificuldades económicas prossegue a degradação/cortes no serviço que presta às populações, perdendo passageiros e receitas. A coberto desta justificação, exerce pressão sobre os trabalhadores visando a degradação dos seus salários e o ataque aos seus direitos.

Apesar dos lucros de mais de 9 milhões que teve entre 2007-2012, argumentando com os resultados financeiros menos positivos de 2013, a administração dos TST decidiu não aumentar os salários dos trabalhadores. Mas não satisfeita com isto, recorreu à aplicação da figura do “tempo de disponibilidade” para ter os trabalhadores às suas ordens durante mais tempo sem pagar mais. Por cada hora de “disponibilidade”, a empresa considera arbitrariamente que o trabalhador está num horário “T1” (que não implica qualquer acréscimo de pagamento), ou “T2” (que significa €1,16/hora). E também já procura com isto evitar o pagamento do trabalho suplementar nos termos do recente Acórdão do Tribunal Constitucional sobre esta matéria.

A empresa deixou ainda de pagar o trabalho noturno em situações em que ele é efetivamente realizado.

Os trabalhadores dos TST têm respondido com firmeza e determinação na luta contra estas medidas demostrando que não aceitam o aumento da exploração por parte do patronato e não abdicam de defender os seus direitos.

Por este conjunto de razões, as Comissões de Freguesia de S. Lourenço e S. Simão do PCP, vêm exprimir a sua solidariedade aos trabalhadores dos TST os quais lutam pelos seus direitos legítimos e contra a exploração desenfreada que o patronato pretende impor com a cumplicidade e a apoio do Governo PSD/CDS e o silêncio cúmplice do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário