quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A defesa da região de Azeitão passa pela reposição das Juntas de Freguesia de S. Simão e S. Lourenço


No dia 30 de Dezembro de 2013 teve lugar a última Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão). Uma Assembleia de Freguesia atípica e que confirmou a aliança local entre o Movimento Azeitão no Coração, o PSD e o CDS, as forças políticas coveiras das Freguesias de S. Lourenço e S. Simão.

Em primeiro lugar fica a estranheza da CDU ao ver recusadas para discussão as suas propostas de alteração ao Regimento da Assembleia da União de Freguesias. Como acontece em todas as Assembleias de Freguesia, o Regimento é votado e discutido na própria Assembleia de Freguesia. O novo Presidente da Assembleia, David Geleia, do Movimento Azeitão no Coração, recusou ouvir as propostas de alteração da CDU ao Regimento, submetendo a votação do mesmo, redigido pela aliança local Movimento Azeitão no Coração/PSD-CDS, tendo sido estas as únicas forças a votar favoravelmente o Regimento que foi aprovado apenas por um voto de diferença, sem que tivesse sido criado um grupo de trabalho para discussão e elaboração do novo Regimento, como também foi proposto pela CDU.

Questionado o Executivo da União de Freguesias sobre a mudança de nome das freguesias, sem que essa alteração tivesse sido discutida na Assembleia, a CDU não recebeu mais do que respostas evasivas que em nada justificam a mudança de nome da nova entidade – União das Freguesias. Aliás, no resto o país, o retrato é exatamente o contrário - o nome da novas Freguesias faz sempre jus ao nome que tinham antes de serem extintas. O Executivo, composto pelo Movimento Azeitão no Coração, decide mudar o nome para Freguesia de Azeitão, sem submeter esta mudança à Assembleia em conformidade com a lei. A CDU continuará a lutar pela reposição das duas freguesias extintas, mas até lá irá defender a manutenção do nome do novo órgão, ou seja: União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão).

Durante a Assembleia foi ainda manifestado, pelo próprio Executivo da União de Freguesias, a sobre carga de trabalho que a extinção/fusão de freguesias tem provocado. Um Executivo que se queixa das graves consequências decorrentes da extinção de freguesias, mas que foi o mesmo executivo que, aliando-se ao PSD e ao CDS, defendeu o enterro de S. Simão e S. Lourenço, o que não nos parece ser a melhor maneira de começar o seu mandato.

Por fim, não deixa de ser curioso que sendo um dos pontos da Assembleia de Freguesia a inscrição na Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) (aprovada por maioria, apenas com abstenção do PSD-CDS), o Movimento Azeitão no Coração e o seu executivo tenha votado contra a moção da CDU "Subscrição das conclusões da resolução aprovada no encontro de autarcas de freguesia do distrito de Setúbal" promovido pela própria ANAFRE.

Sem comentários:

Enviar um comentário