quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Uma grande vitória na região e no país. CDU – a força da confiança e da esperança



A Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP, reunida a 2 de Outubro de 2013, procedeu à análise dos resultados das eleições e discutiu as principais linhas de intervenção para o desenvolvimento da luta contra a política de direita e o Pacto de Agressão bem como o reforço do Partido.


I.              Sobre as Eleições Autárquicas


            A CDU obteve uma vitória eleitoral de grande significado no plano nacional, com mais votos, mais expressão eleitoral e mais mandatos, com destaque para a conquista de dez novos municípios.

 
Na região esta grande vitória traduziu-se numa maior expressão eleitoral e no aumento do número de mandatos obtidos em órgãos municipais, atingindo assim os principais objetivos com que a CDU se apresentou nesta importante batalha.
           
            41,8% dos votos para as Câmaras Municipais, manutenção da maioria nos oito concelhos já geridos pela CDU, a passagem a maioria absoluta na Câmara Municipal de Almada e a extraordinária subida de votação para os órgãos autárquicos do concelho do Montijo, passando a segunda força política a apenas cerca de 426 votos de ganhar a Câmara, são elementos de particular importância.

            A CDU conquistou a presidência de 30 das 37 freguesias e uniões de freguesia. É de valorizar o facto de a CDU ter sido a força mais votada em freguesias que no mandato anterior eram do PS. A DORS reafirma o seu empenho na continuação da luta pela reconstituição de todas as freguesias.

O PS, além de perder quase metade do número de votos que obteve nas anteriores eleições no concelho do Montijo, deixa de ter quaisquer presidências de Junta de Freguesia nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Palmela e Setúbal. Resultado indissociavelmente ligado ao compromisso do PS com o Pacto de Agressão das troikas.

            É preciso também destacar destes resultados eleitorais a significativa quebra de votação do PSD e CDS, sinal de protesto dos eleitores relativamente às políticas que, no Governo, estes dois partidos desenvolvem, bem como de rejeição pelos projetos locais de que são portadores.

            A CDU reforça e alarga a sua condição de maior força autárquica na Península e no distrito de Setúbal, com a conquista de Alcácer do Sal e Grândola, reforça a sua influência política, cria melhores condições para o seu trabalho nas instituições regionais e mantém-se como a força política com mais Presidências de Câmara na Área Metropolitana de Lisboa, reforçada agora pela vitória na Câmara Municipal de Loures.

            Este resultado confirma que o projeto autárquico do PCP e prática política da CDU são os que melhor servem os trabalhadores e as populações, os mais participados, democráticos, humanizados, tendo como premissas fundamentais o trabalho, a defesa dos serviços públicos, e a participação das populações, contribuindo para uma vida melhor, com mais qualidade e mais feliz.

            Os 425 eleitos da CDU na região exercerão o seu mandato com trabalho, honestidade e competência, na continuidade dos mandatos anteriores.

Os resultados eleitorais alcançados pela CDU têm valor político acrescido, tendo em conta que foram conseguidos num contexto em que as políticas de direita, de injustiça e empobrecimento do povo, apelam à resignação e ao conformismo. O voto na CDU é um voto na confiança e na esperança de que uma vida melhor e mais digna é possível e necessária. 

 
Durante a campanha eleitoral apelámos a que a população desse ao seu voto um sentido de continuidade do projeto de desenvolvimento desta região e de contributo para a rejeição do Pacto de Agressão subscrito por PS, PSD e CDS/PP. Os resultados são, por isso, também um protesto contra a política de direita. 

 
A DORS do PCP saúda os milhares de militantes, candidatos e ativistas do PCP, do PEV e da ID, a JCP e a Juventude CDU e os independentes que, na Região, com a sua generosa e empenhada participação, contribuíram para confirmar a CDU como a grande força de esquerda no poder local, profundamente ligada aos problemas e aspirações dos trabalhadores e do povo, de combate pela rutura com a política de direita e pela mudança que o povo e o país necessitam.

A DORS saúda os milhares de eleitores que confiaram na CDU, muitos dos quais pela primeira vez, e assegura-lhes que o seu voto será honrado e respeitado.


II.            Sobre o desenvolvimento da luta e o reforço do Partido

 
A DORS do PCP destaca o combate à política de direita e ao pacto de Agressão das troikas como prioridade da ação do Partido. Neste quadro, a DORS do PCP apela às organizações e aos militantes que se empenhem:
-     no incentivo à intensificação da luta e da organização dos trabalhadores e das populações pelos seus direitos, com destaque para a marcha  “Por Abril, contra  a Exploração e o Empobrecimento” convocada pela CGTP-IN para 19 de Outubro, da Praça da Portagem,  ponte 25 de Abril até Alcântara;
-     no reforço da organização do Partido, em particular com o recrutamento, com o contacto com todos os independentes que connosco participaram na campanha da CDU.
-     na realização do Comício comemorativo do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal, no próximo dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário