domingo, 2 de junho de 2013

A Democracia do Azeitão do Coração



Num momento em que se aproximam as eleições autárquicas e cresce o descontentamento popular relativamente à projetada extinção de freguesias, transparecem os verdadeiros objetivos de algumas forças políticas e personalidades que, vivendo em democracia e dizendo-se democratas, não respeitam as regras mais elementares do relacionamento democrático.

Vem isto a propósito dos seguintes acontecimentos que estas Comissões de Freguesia denunciam e que são demonstrativos dos métodos de atuação de organizações políticas na região de Azeitão:

  • No dia 15 de Março foram colocadas três faixas identificadas com o símbolo do PCP, apelando à mobilização popular na defesa das Freguesias de S. Lourenço e de S. Simão  de Azeitão e contra a sua extinção. Tais faixas foram retiradas poucas horas após a sua colocação
  • Dia 19 de Março, pelas 10 horas, foi colocada uma faixa numa das rotundas de Brejos de Azeitão, junto à EN10, igualmente identificada com o símbolo do PCP e com o mesmo apelo à defesa das freguesias de Azeitão. Cerca das 12 horas, militantes do PCP surpreenderam um trabalhador ao serviço da Junta de Freguesia de S. Lourenço, que referiu expressamente estar a cumprir ordens dadas pelos responsáveis da referida junta, a retirar a mesma faixa.
Esta é a política seguida pelo Movimento Azeitão no Coração e pela organização local do PSD, responsáveis pela Junta de Freguesia de S. Lourenço: uma  colagem descarada à política desastrosa deste governo, nomeadamente nesta frente de ataque ao poder local democrático, à extinção de freguesias, ao completo estrangulamento das autarquias em matéria de competências  e das finanças locais.


Esta é a prática utilizada por estas mesmas forças políticas, habituadas a abafarem as opiniões divergentes, à censura das posições políticas que não sejam as que querem impor, nada abertas ao combate leal e democrático e à discussão dos projetos políticos.

É preciso, igualmente, desmentir as razões que o executivo da Junta de Freguesia de S. Lourenço apresenta para as faixas terem sido retiradas, como têm vindo a público afirmar:

  • É falso que seja preciso informar ou pedir autorização à Câmara Municipal de Setúbal para fixação de propaganda política. A faixa estava claramente identificada como sendo do PCP e não tinha quaisquer efeitos publicitários.
  • É falso que os trabalhadores da Junta de Freguesia de S. Lourenço precisassem de lá fazer uma intervenção no mesmo dia. Como se pôde verificar a tal intervenção que seria necessária perto da faixa só se veio a realizar vários dias depois da faixa de ter sido colocada (e removida pela Junta). Mais, noutra ocasião, exatamente no mesmo local, e já depois de apresentada queixa na GNR, foram realizadas intervenções junto da faixa sem ser necessário removê-la. Os trabalhadores puderam fazer o seu trabalho, sem estorvo e desviando-se da faixa.
O vídeo hoje divulgado retira todas as dúvidas sobre quem mandou efetivamente retirar a faixa. A voz do trabalhador da Junta aparece distorcida apenas para proteger a sua identidade, mas fica claro que estava a cumprir ordens de membros do executivo da Junta de Freguesia de S. Lourenço que teimam em aceitar uma das garantias maiores e mais básicas que Abril nos proporcionou.

É importante que os Azeitonenses olhem para estes acontecimentos. E tirem as suas conclusões quanto à seriedade dos projetos em confronto em Azeitão. Quem pratica atos antidemocráticos, ilegítimos e ilegais como os relatados não tem nada a ver com o regime democrático implantado com o 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário