quarta-feira, 22 de maio de 2013

Apresentação dos cabeças de lista da CDU à CMS - Intervenção de Maria das Dores Meira



Intervenção de Maria das Dores Meira
 - 21 de maio de 2013 – Fortaleza de São Filipe

Setúbal é o que me traz aqui hoje. Porque Setúbal é o que me emociona, é a minha razão e é o que me define, decidi aceitar o convite que me foi dirigido pelo meu Partido para me recandidatar à presidência da Câmara Municipal.


Agradeço a confiança em mim depositada para, uma vez mais, coordenar o trabalho coletivo que os eleitos da Coligação Democrática Unitária têm desenvolvido nesta autarquia, em conjunto com todos aqueles que representam a CDU na Assembleia Municipal, nas Juntas e Assembleias de Freguesia.


A razão é simples.
Todos estamos igualmente comprometidos com o futuro de Setúbal.
Juntos, continuaremos a aliar a emoção à razão para continuar a construir Mais Setúbal.

Para cumprir os compromissos que assumimos com todos os cidadãos.
É nas margens do Sado que sei quem sou; nas velhas ruas de Tróino, com as suas gentes calorosas, que encontro a verdadeira amizade.

É nas estreitas travessas das Fontainhas que gosto de me perder e nas ruas do Mercado do Livramento que adoro encontrar-me com amigos e amigas que comigo partilham o enorme desejo de fazer mais e melhor Setúbal.


É na Fonte Nova, na Zona Ribeirinha, na Avenida Luísa Todi, no Bairro Santos Nicolau, por toda a cidade, que adoro comer o nosso bom peixe e a nossa fantástica sardinha assada.

Setúbal é um sentimento que vem do fundo do coração.
Mas os setubalenses e os Azeitonenses, esses são a razão do nosso trabalho.
Convosco, quero aliar emoção e razão para continuar a construir Mais Setúbal!


Para construir Melhor Futuro!


Convosco, Setúbal será ainda Mais Cidade!


A nossa candidatura é uma candidatura afastada de lógicas alheias ao concelho.
É, acima de tudo, uma candidatura que une todos os que querem continuar este caminho imparável de transformação e progresso.


Na união de setubalenses e Azeitonenses reside a nossa força, reside a capacidade de fazer ainda mais e melhor.

Estamos aqui para, com todos e com todas, continuar a fazer Mais Cidade, para garantir Mais Trabalho, para ter Mais Rio.


Estas são as nossas três prioridades estratégicas para os próximos quatro anos.
Prioridades que conjugam a absoluta necessidade de continuar o trabalho que desenvolve- mos, com a vontade de continuar a inovar e a modernizar.


Hoje, quem visita Setúbal, aqueles que aqui nasceram e regressam à cidade reconhecem, com emoção, a excecionalidade da mudança que, nos últimos anos, se operou.
Hoje, a perceção externa do que é a nossa terra mudou.
Para melhor!

Mudou com a progressiva abertura do rio às pessoas, em ações como a extraordinária requalificação do Passeio Ribeirinho da Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, onde milhares usufruem coletivamente do nosso rio Sado pela primeira vez em muitas décadas.

O nosso Rio Azul, casa dos nossos golfinhos, cantado por tantos, que esteve por tanto tempo quase completamente fechado às pessoas.
Mudou com investimento sem paralelo na criação e requalificação de novos equipamentos culturais, como a Casa da Cultura, a Casa da Baía, o Quartel do 11, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Cinema Charlot, a Casa do Corpo Santo, os Pólos de São Julião e da Bela Vista da Biblioteca Municipal, o antigo Banco de Portugal e ainda a requalificação do Teatro de Bolso, que amplificam enormemente as nossas valências culturais.

Mas mudou também na reabilitação do Convento de Jesus e na instalação do Museu de Setúbal onde, mesmo perante as enormes dificuldades que surgiram, foi a CDU quem, na Câmara Municipal, decidiu avançar com obras que qualificam um importante monumento nacional, há muito desejadas.

Na promoção e fruição da cultura, caras amigas e caros amigos, será quase excessivo recordar-vos o que em pouco menos de quatro anos conseguimos mudar na percepção do que é a vida cultural da cidade e do concelho.
O concelho mudou também com a melhor qualidade dos serviços prestados pela autarquia às suas populações, nos quais destaco a higiene e limpeza.

Mudou com o que as nossas crianças ganham com a qualidade dos novos equipamentos escolares que edificámos, concretamente três novas escolas e cinco pré-escolares; na qualificação e modernização do Parque Escolar, bem como a integração de novas tecnologias; com o alargamento das atividades educativas; na promoção da participação dos professores, dos pais e dos alunos no processo educativo em centenas de projetos de ação educativa. Minimizámos as situações de carência alimentar e pobreza com os apoios municipais à alimentação das nossas crianças.

Porque é com elas que se vai fazer um Melhor Futuro.

A ação da CDU fez-se sentir também com enorme intensidade na consolidação de políticas de base que garantem o acesso de todos à prática desportiva.
Fez-se sentir no apoio à ação dos clubes e associações, na valorização das atividades ligadas ao rio e na realização de importantes provas nacionais e internacionais, como a Setúbal Bay International Swim Marathon, que é já uma das mais importantes provas internacionais de natação em águas abertas.

Melhorámos e ampliámos a resposta social do Município no desenvolvimento de projetos e linhas de apoio nas áreas da infância, das pessoas idosas, das pessoas com deficiência e das minorias étnicas.
Que beneficiam da valorização que fizemos da rede social para apoio às pessoas mais vulneráveis, considerando a grave situação económica e social do país e o seu enorme impacto na população.

Hoje, por todo o concelho, sentem-se as diferenças.

As diferenças operadas na qualificação da imagem urbana, na valorização ambiental, na eficiência energética, no reforço da iluminação pública com novas e mais económicas tecnologias de iluminação que poupam ao erário público muitos milhares de euros anuais, na manutenção e criação de novos espaços verdes, como o que construímos em Vale de Cobro, zona da cidade esquecida demasiado tempo.

Sentem-se na promoção da mobilidade e nas acessibilidades, na criação de bolsas de estacionamento, na animação da baixa comercial, no incentivo e apoio à atividade do movimento associativo, no apoio às ações propostas pelos cidadãos, nas festas populares e na informação aos munícipes.

Em matéria de segurança, no que é a nossa responsabilidade, reorganizámos o socorro no concelho, valorizando a nossa Companhia de Bombeiros Sapadores e reforçando a parceria com os Bombeiros Voluntários.
Este é o resultado do nosso profundo envolvimento emocional com a cidade e o concelho, da razão das nossas opções estratégicas.

É o resultado do compromisso que firmámos com os setubalenses e Azeitonenses quando garantimos que iríamos cumprir um extenso plano de trabalho correspondente à ambição que as gentes de Setúbal têm para a sua terra.
Gentes que ambicionam melhor cidade, com mais trabalho, com emoção e razão, com melhor aproveitamento das suas inesgotáveis potencialidades.

Caras amigas e Caros amigos

Fomos mesmo muito longe neste ciclo autárquico no cumprimento dos compromissos que assumimos em 2009 perante todos os eleitores.
Compromissos que foram honrados no incremento das atividades económicas, na atração de investimentos e na criação de emprego.

Falo-vos da instalação em Setúbal do Centro Logístico da Decahtlon, da nova área comercial Alegro e de outras pequenas e médias superfícies que, no total, geram mais de quatro mil postos de trabalho.
Falo-vos, por exemplo, da profunda requalificação e modernização do Mercado do Livra- mento, com a instalação de um Ninho de Empresas; na requalificação dos mercados 2 de Abril, da Confeiteira e de Nossa Senhora da Conceição e da criação de um novo espaço para o Mercado Abastecedor.

A renovação do Mercado do Livramento é, aliás uma das peças fundamentais da profunda requalificação da Avenida Luísa Todi, transformada em importante pólo de atração e animação do próprio centro histórico e da baixa comercial.
A aposta que aqui fizemos é também a aposta na criação de um pólo de atração turística capaz de trazer à cidade, em particular aos fins de semana, milhares de visitantes, que depois por aqui ficam a conhecer-nos melhor, a almoçar nos nossos restaurantes, a investir na nossa cidade.

Hoje, nesta avenida pode-se encontrar a nova Escola de Hotelaria instalada no Quartel do Onze, adquirido pela autarquia também para essa finalidade e permitir a qualificação de recursos humanos; um Fórum Luísa Todi com programação de enorme qualidade, com espetáculos dos melhores artistas, das melhores companhias de teatro.

Pode-se encontrar a Casa da Baía, verdadeiro centro de promoção turística e cultural da cidade onde se valoriza o que de melhor os setubalenses e azeitonenses fazem; o renovado espaço, em breve, do Banco de Portugal, onde instalaremos novas valências culturais.
Na Avenida Luísa Todi estamos, ainda, a criar condições para que se instale o parque de estacionamento subterrâneo que constituirá importante mais-valia para o nosso comércio tradicional e para toda a baixa da cidade.

Acreditamos, plenamente, que este parque será um contributo fundamental para incentivar mais a procura dos estabelecimentos comerciais e assim preservar todo este importante setor económico da cidade.
Nesta matéria, assumimos as nossas responsabilidades.

Assumiremos as nossas responsabilidades, o que outros, sempre tão aparentemente preocupados com os comerciantes, não quiseram fazer apenas por oportunistas razões de calendário.
Estamos a trabalhar para construir uma nova e moderna biblioteca no Largo José Afonso adaptada às necessidades de uma cidade como a nossa.

Estas são algumas das formas que encontrámos para valorizar mais o nosso centro histórico, para apoiar o nosso comércio local, gerando condições para a atração de mais gente ao centro da cidade, para a criação de novos negócios, para a geração de mais emprego. Acreditamos que estas obras, estas novas valências da Avenida Luísa Todi serão um poderoso catalisador para mais investimentos privados no centro da cidade, para a sua progressiva requalificação, seja no comércio, seja na reabilitação do centro urbano.

Cumprimos o desígnio de fazer Mais Setúbal!
Estamos a cumprir o desígnio de fazer desta uma cidade mais rica, com mais emprego, com mais trabalho para todos!
E fazemo-lo com as melhorias físicas e a afirmação internacional da Mitrena como grande pólo industrial, com o crescimento da atividade logística e a permanente exigência de execução de novas acessibilidades ao Porto de Setúbal e à Península da Mitrena.


Fazemo-lo com a afirmação turística de Setúbal pela estruturação da oferta de animação turística, pela articulação com Troia, articulação de que é excelente exemplo as festas de fim-de-ano que unem as margens do Sado e fazem já da nossa cidade dos melhores pontos de animação da península de Setúbal por esta altura do ano.


Apostámos com enorme intensidade na qualificação do sector da restauração.
Para o constatar basta olhar hoje para a Avenida Luísa Todi e para a qualidade dos espaços dos estabelecimentos de restauração que ali existem, qualidade que resulta das parcerias que estimulámos com os empresários da restauração e a sua associação representativa.

Fizemos, como nunca, a promoção e a valorização nacional e internacional dos produtos da região.
Somos parte ativa na candidatura da Arrábida a Património da Humanidade.
Este é o resultado da emoção que a cidade nos causa; da razão que temos na estratégia que delineámos para desenvolver Setúbal!


O reconhecimento da qualidade da nossa ação tem, aliás, um exemplo perfeito na atribuição a Setúbal, por duas vezes, do estatuto de Maravilhas Portuguesas.
Fizemos mais cidade com o aperfeiçoamento do conceito de Município Participado, que queremos construído por todos com ações pioneiras de extraordinário envolvimento das populações na resolução dos problemas.


Foi o que aconteceu com o programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, no qual, durante cerca de ano e meio, no início do mandato, percorremos todo o Concelho, freguesia a freguesia.
Foram identificados 2.194 problemas a resolver.


Hoje, no fim do mandato, a taxa de resolução destes problemas ultrapassa os 86%.
E podem ter a certeza de que em 2014 é a CDU a força política que, na Câmara Municipal de Setúbal e nas Juntas de Freguesia, vai resolver os que restam!
Com emoção, com razão, com todos vós!

Lançámos o projeto “Setúbal Mais Bonita” para estimular a participação ativa dos cidadãos na melhoria da imagem urbana dos espaços, reunindo cerca de 20 mil pessoas em três anos consecutivos.
Envolvemos os funcionários da câmara na gestão municipal, reunindo anualmente serviço a serviço, ouvindo as suas propostas, sugestões e críticas.

Temos sempre presente que quem faz das cidades organismos vivos são as pessoas!
Elas são a nossa razão!
Por isso, apostámos decisivamente na entrega às pessoas do poder de transformarem as suas vidas, de mudarem o espaço onde vivem.


Este é um dos projetos mais emocionantes em que nos envolvemos.
Estamos a fazê-lo nos vários Bairros da Bela Vista, onde, com o programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, iniciámos uma radical e inovadora transformação da forma de intervir nestas áreas.
Hoje são os próprios moradores, com o apoio da autarquia, que decidem o que se deve arranjar, o que se deve pintar, o que se deve melhorar.


São eles os atores principais desta história.
São eles que, com a emoção de quem sente que, afinal, é possível mudar, é possível fazer melhor, dão razão à via que escolhemos para intervir naquelas zonas da cidade onde vivem largos milhares de pessoas.


Muito já se conseguiu, muito está por conseguir...
Por isso, vamos continuar a trabalhar!
Sabemos que nem sempre estas opções são bem recebidas por todos.
Sabemos até que pode haver a ideia de que há uma intervenção municipal excessiva nestas áreas.
Não temos receio de o verbalizar...
Sabemos, porém, que este é o caminho certo; esta é a prática que se exige de uma autarquia responsável, de uma autarquia que sabe que as pessoas são a razão da sua existência.


Caros e caras setubalenses e azeitonenses
Quando afirmamos que estamos empenhados na construção de um Melhor Futuro, sabemos do que estamos a falar.
No ciclo de trabalho que agora encerramos cumpriu-se, de novo, uma das mais fortes imagens de marca da CDU.


Neste ciclo voltámos a apostar na descentralização de meios e competências para as Freguesias.
Vale a pena recordar que, desde que a CDU assumiu gestão municipal em Setúbal, em 2002, as juntas receberam, dos cofres municipais, mais de 24 milhões e 650 mil euros para desempenharem estas competências.
Só no presente mandato transferimos mais de nove milhões de euros.


Porque acreditamos que a proximidade das freguesias às populações, o conhecimento aprofundado das realidades locais lhes permite resolver com mais rapidez e com mais qualidade os problemas.
Porque continuamos a acreditar que todas as nossas freguesias nos fazem falta, continua- remos a lutar para que Setúbal seja a soma de São Sebastião, Santa Maria, São Julião, Anunciada, Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Sado, São Lourenço e São Simão.
Elas, todas elas, são essenciais para que se mantenha a qualidade dos serviços públicos; para que o poder local esteja próximo das pessoas.

Hoje, com a consciência do dever cumprido, afirmamos que dedicámos quatro anos a construir futuro, a construir Setúbal.


Ambicionamos mais!
 Queremos Mais Setúbal!

Caras e Caros setubalenses e azeitonenses

O futuro está já aqui.
É para lá que olhamos.

O futuro é Mais Rio, Mais Cidade, Mais Trabalho.

Mais Rio, porque Setúbal é o Sado e o seu estuário.
Setúbal define-se pelo rio na poesia, na música, nas artes, nas atividades económicas, na sua projeção no mundo.
Precisamos, contudo, de ter Mais Rio para todos e, por isso, a partir de 2014 vamos trabalhar ativamente com as instituições com responsabilidades na zona ribeirinha para ampliar as zonas disponíveis para fruição comum na frente ribeirinha.


Queremos fazê-lo nas áreas sem utilização portuária, mas sem esquecer a absoluta necessidade de compatibilizar o desenvolvimento portuário e industrial com o desenvolvimento turístico e a náutica de recreio, com a reabilitação urbana e com a organização das infraestruturas de transportes.
Defendemos um sistema de transportes multimodal na frente ribeirinha que seja concretizado por um interface que viabilize a coordenação de todos os modos de transporte — o ferroviário, o rodoviário e o fluvial — e dinamize a articulação da Área Metropolitana de Lis- boa com o Litoral Alentejano.


Continuaremos a requalificar as áreas ribeirinhas degradadas.
Para o conseguir promoveremos a instalação de novas atividades económicas neste espaço, privilegiando equipamentos sociais e de lazer que permitam também o desenvolvimento da náutica de recreio e da marítimo-turística, e promoveremos as infraestruturas necessárias a estas atividades, bem como a criação das condições para a implementação de um terminal de cruzeiros.


É aliás, neste contexto, que vamos criar um Centro de Mar, no âmbito do Programa Mar Pedagógico.
Continuaremos a projetar a Baía de Setúbal como uma das mais belas baías do mundo, pro- movendo-a como pólo de atração turística.
Queremos que seja garantida a sustentabilidade e o crescimento do sector da piscicultura, das pescas, nas suas diversas atividades, da pesca artesanal e do cerco.


Valorizar as praias do concelho, com as consequentes melhorias em matéria de acessibilidades e qualificação das áreas concessionadas, procurando o estatuto de Bandeira Azul para todas, é outra das nossas prioridades.


Queremos fazer Mais Cidade pelo reforço da posição de Setúbal no quadro regional, nacional e internacional, pela valorização do património cultural e ambiental do Concelho. Propomos, pois, o desenvolvimento de novas centralidades de vocação funcional diversifica- da, a criação de uma Cidade Desportiva que inclua um Centro de Estágios que se possa constituir como pólo de atração de desportistas e equipas de alto rendimento desportivo nacional e internacional.


Vamos reabilitar as atuais áreas urbanas degradadas de forma sustentada e criar condições de atração populacional que as tornem competitivas.

Fazer Mais Cidade é desenvolver os Planos de Reabilitação Urbana dos Centros Históricos de Setúbal e Azeitão para incentivar a recuperação do edificado, a diversificação de usos, a revitalização do comércio tradicional, a captação de novas atividades económicas, a instalação de equipamentos sociais e culturais e a melhoria das condições de acessibilidades.

Continuaremos a melhorar a mobilidade dos cidadãos e a valorizar o espaço público, a ampliar a rede pedonal e a rede de ciclovias, a desenvolver a rede de transportes coletivos e a promover a intermodalidade e a multimodalidade.

É neste contexto que vamos criar o Sistema de Circulação Radiocêntrico, via circular ao núcleo urbano de Setúbal que promoverá a redução de impactos sobre as vias urbanas do centro da cidade.
Vamos concluir a recuperação do Convento de Jesus, obra em curso, e a instalação do Museu de Setúbal, assim como construir e instalar a nova Biblioteca Pública Municipal, cujo concurso para projeto de arquitetura está na fase final.

Na dimensão territorial, vamos iniciar a concretização do Plano Estratégico de Setúbal Nascente para aproveitar os recursos naturais e paisagísticos de excelência desta área e, em conjugação com a promoção dos valores da cidade e da sua localização de interface entre a Península de Setúbal e o Litoral Alentejano, contribuir para posicionar Setúbal como centro metropolitano de relevo.

Vamos criar o Pólo de Equipamentos Regionais em Azeitão, onde a área norte oferece potencialidades para receber equipamentos de nível metropolitano, em particular nos domínios do ensino superior e universitário e da investigação e desenvolvimento.
No plano ambiental, será implementada a Estrutura Ecológica Metropolitana, através de corredores ecológicos que promovem o desenvolvimento sustentável do território pela compatibilização dos usos urbanos e rurais, com a integração e valorização do património natural, cultural e paisagístico.

Serão criadas duas novas grandes áreas verdes, o Parque Urbano da Várzea, enorme espaço verde que se constituirá como um dos mais extraordinários espaços de lazer da cidade, onde todos poderemos praticar desporto, passear, brincar com as nossas crianças, mas que será também uma parte fundamental da resolução do problema das cheias na cidade e da regularização da Ribeira do Livramento graças às bacias de retenção de pluviais que ali ficarão instaladas.

A outra área verde será a do Parque Urbano Florestal de Algeruz, na cintura verde que envolve o perímetro urbano de Setúbal, preservando o povoamento de sobro existente, parque que terá, também, uma componente de lazer e recreio.

Finalmente, queremos Mais Trabalho.
Este é o eixo estratégico da nossa intervenção profundamente ligado ao valor intrínseco do trabalho e a tudo o que comporta, desde a criação de emprego à sua qualificação, do incremento das atividades económicas à sua diversificação, do planeamento territorial à defesa dos valores ambientais.


Vamos gerar mais emprego qualificado e aumentar a competitividade do tecido empresarial a nível local, regional, nacional e internacional, assegurando uma relação sustentável entre o desenvolvimento económico e a preservação dos valores naturais e ambientais do Concelho.

Tal implica promover a atração territorial de novas funções de caráter público e privado, dinamizando a instalação de novas atividades industriais e de um novo Pólo de Logística, Serviços e Indústria Ligeira em Poçoilos, estrategicamente localizado entre o Porto de Setúbal e a Plataforma Logística do Poceirão.
Continuaremos a dinamizar e a projetar internacionalmente a Mitrena como Pólo Industrial, valorizando a componente ambiental, e a atrair investimentos para o Pólo Comercial de Monte Belo, com a implantação de superfícies comerciais retalhistas de forma articulada com o tecido urbano envolvente.

É neste eixo de trabalho que se enquadra o projeto de criar a Rede de Inovação e Empreendedorismo e o Parque de Ciência e Tecnologia, articulando fisicamente o Instituto Politécnico de Setúbal e o centro empresarial BlueBiz para facilitar a cultura de inovação e a competitividade das empresas e instituições geradoras de conhecimento.

Vamos valorizar as Quintas de Setúbal e Azeitão, com a criação de incentivos para a instala- ção de unidades turísticas e de outros equipamentos e consolidar os preciosos recursos do Estuário do Sado, da Serra da Arrábida e as nossas praias como produtos turísticos de natu- reza, de desporto, de náutica, de saúde e bem-estar e de gastronomia e vinhos.

Caras amigas Caros amigos

Mais Rio, Mais Cidade, Mais Trabalho, estes são os princípios orientadores do trabalho da CDU em Setúbal.
Estes são os princípios estratégicos que propomos a todas e a todos os setubalenses e azeitonenses para prosseguirmos o caminho do desenvolvimento.

Sei que, por estas alturas, é habitual reduzir projetos e programas eleitorais a três ou quatro grandes iniciativas, sem que se explique bem como se vai conseguir concretizá-las.
O que interessa é a apresentação, de preferência em grandes outdoors, de uns desenhos sem qualquer sustentação real.

Esse nunca foi o nosso caminho.
O nosso caminho é outro.
Preferimos apresentar projetos bem fundamentados, ancorados na realidade.! Projetos que são necessários a todos e não miragens!


Conhecemos a realidade! 
Somos nós que a ajudamos a construir em Setúbal!

Queremos Mais Setúbal para garantir Melhor Futuro e este caminho será mais fácil e com melhores resultados se for reforçado o apoio eleitoral à CDU em todas as autarquias do Concelho.


Setúbal é o que nos move!
Setúbal é o que nos emociona!

Os setubalenses são a razão do nosso trabalho!

Com emoção, com razão, com todos vamos fazer Mais Setúbal, vamos construir um melhor futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário