segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atentados à Democracia em S. Lourenço de Azeitão




Num momento em que se aproximam as eleições autárquicas e cresce o descontentamento popular relativamente à projectada extinção de freguesias, começa a transparecer os verdadeiros objetivos de algumas forças políticas e personalidades que, vivendo em democracia e dizendo-se democratas, não respeitam as regras mais elementares do relacionamento democrático.


Vem isto a propósito dos seguintes acontecimentos que esta Comissão Concelhia denuncia e que são demonstrativos dos métodos de actuação de organizações políticas na região de Azeitão:
  • No dia 15 de Março foram colocadas três faixas identificadas com o símbolo do PCP, apelando à mobilização popular na defesa das Freguesias de S. Lourenço e de S. Simão  de Azeitão e contra a sua extinção. Tais faixas foram retiradas poucas horas após a sua colocação

  • Na passada terça-feira, dia 19 de Março, pelas 10 horas, foi colocada uma faixa numa das rotundas de Brejos de Azeitão, junto à EN10, igualmente identificada com o símbolo do PCP e com o mesmo apelo à defesa das freguesias de Azeitão. Cerca das 12 horas, militantes do PCP surpreenderam um trabalhador ao serviço da Junta de Freguesia de S. Lourenço, que referiu expressamente estar a cumprir ordens dadas pelos responsáveis da referida junta, a retirar a mesma faixa.

Esta é a política seguida pelo Movimento Azeitão no Coração e pela organização local do PSD, responsáveis pela Junta de Freguesia de S. Lourenço: uma  colagem descarada à política desastrosa deste governo, nomeadamente nesta frente de ataque ao poder local democrático, à extinção de freguesias, ao completo estrangulamento das autarquias  em matéria de competências  e das finanças locais.

Esta é a prática utilizada por estas mesmas forças políticas, habituadas a abafarem as opiniões divergentes, à censura das posições políticas que não sejam as que querem impor, nada abertas ao combate leal e democrático e à discussão dos projectos políticos.

Esta é a verdadeira face destas forças políticas que, ao arrepio do programa eleitoral de desenvolvimento da sua freguesia que apresentaram ao eleitorado para serem eleitas, querem extinguir as freguesias de Azeitão acenando com um fantasioso projecto de desenvolvimento da região. Quando, de facto, o caminho que está a ser percorrido por este governo e por esta política, a que estas organizações estão claramente ligadas, é o da descaracterização das freguesias, da perda da sua autonomia, do seu empobrecimento.

É importante que os Azeitonenses olhem para estes acontecimentos. E tirem as suas conclusões quanto à seriedade dos projectos em confronto em Azeitão. Quem pratica actos antidemocráticos, ilegítimos e ilegais como os relatados não tem nada a ver com o regime democrático implantado com o 25 de Abril.

Setúbal, 21 de Março de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário